História da Arte - Belo e Cultura - I

Modalidade: EaD

Com certificado de conclusão

Objetivo:

Curso sobre História da Arte, pelo viés da História Social da Arte em sua evolução cultural estética e artística, em conexão com o belo, visa aproximar o Oriente e o Ocidente na busca de uma maior compreensão do mundo contemporâneo.

O estudo da História da Arte se torna um propulsor para uma compreensão da cultura e do desenvolvimento humano em seus avanços na criação artística – influências, conexões e reflexões nas sociedades e o conhecimento de si mesmo.

O curso possui aulas obrigatórias on-line e ao vivo, todas as quartas-feiras, das 19h30 às 21 horas, a fim de garantir que o aluno absorva o conteúdo de forma plena e tenha a oportunidade de tirar todas as suas dúvidas.

Conheça uma pouco mais sobre o Prof. Me. Cláudio Moreno Domingues

O mestre Cláudio Moreno Domingues dedicou boa parte de sua vida ao estudo e aprimoramento de seu conhecimento sobre a arte e sociedade, em suas diversas formas de expressão.

Fez sua primeira graduação na FAI (Faculdades Associadas do Ipiranga) em Estudos Sociais, e concluiu logo em seguida sua segunda graduação na mesma instituição, em História. Cursou as pós-graduações de História da Sociedade e Cultura pela PUC, História da Arte pela Universidade São Judas Tadeu, e Arte e Desenvolvimento Humano pela Faculdade Messiânica.

Se tornou mestre em Artes Visuais pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), com o TCC intitulado “O Olhar de Quem Olha: Cultura Visual, Arte e Mediação na Aula de História – o uso da imagem na construção do conhecimento histórico”.

Além de sua bagagem acadêmica, possui experiência lecionando a mais de 35 anos, além dos diversos cursos complementares feitos durante toda sua carreira.

Curiosidade: o prof. Cláudio já viajou à diversos países como Grécia, Egito, Peru, México, Japão, Israel, Turquia, Chile (inclusive a famosa Ilha de Páscoa), entre outros, a fim de vivenciar de perto tudo o que estudou sobre a arte e sociedade. Além disso, explorou o Brasil quase de ponta a ponta, visitando diversas cidades incluindo sempre museus e ruinas como principais atrações.

O que você irá aprender no curso:

• I – Módulo: História da Arte – Introdução aos conceitos estéticos chave.
    • I – Expressão/simbolismo, postura hierática/contraponto;
    • II – Equilíbrio/harmonia, simetria/assimetria, religioso/profano;
    • III – Bidimensionalidade/perspectiva/volume, racionalismo/drama;
    • IV – Romantismo/realismo, ecletismo/modernismo, luz/cor;
    • V – Forma/estrutura, figuratividade/abstração, questionando a arte;
    • VI – Real/surreal, massificação, conceitualismo, minimalismo, happening, imersão etc.
  • II – Módulo: História da Arte – Antiguidade Clássica
    • I – A pré-história e a ‘arte’ neolítica.
    • II – A arte egípcia.
    • III – Os ideais estéticos da Grécia Antiga – I.
    • IV – Os ideais estéticos da Grécia Antiga – II.
    • V – A arte Romana – I.
    • VI – A arte Romana – II.

E você, vai deixar passar essa oportunidade? Não perca tempo, inscreva-se já!

Inscrições até dia 22/02/2023.

Informações Secretaria de extensão:
extensao.ead@faculdademessianica.edu.br