A avaliação institucional – prevista pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) – tem “por objetivo identificar o perfil da instituição e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores” (Lei n° 10.861).
A avaliação institucional possui duas etapas principais: a avaliação externa e a avaliação interna (autoavaliação)
Avaliação Externa
Avaliação externa – realizada por comissões designadas pelo INEP, conforme as diretrizes estabelecidas pela CONAES. A avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e nos relatórios de autoavaliações.
AutoAvaliação
Avaliação interna (autoavaliação) – coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).
Pressupostos da Avaliação
- A avaliação é abrangente, permeia a Faculdade e compreende as visões interna e a externa dos resultados relacionados aos seus objetivos.
- A avaliação é formativa, possibilita uma tomada de consciência sobre a Missão e as finalidades acadêmicas e sociais.
- A avaliação é construtiva, busca o autoconhecimento das potencialidades e deficiências e gera bases de decisão.
- A avaliação é renovadora, reflete a realidade e contribui para a mudança.
- A avaliação é legítima, conta com a participação dos segmentos da comunidade e busca a aceitação de seus resultados.
Composição da CPA
Docente – Alessandro Malta
Docente – Eleni Bambini Gorgueira
Discente – Manoel Coracy Saboia Dias
Discente – Rafaela da Costa Bittencourt
Técnico-administrativo – Zilda de Jesus Gonçalves Soledade
Técnico-administrativo – Hugo Arantes Mathias Mendes
Sociedade Civil Organizada – Márcia Valéria de Arruda
Sociedade Civil Organizada – Rodolfo de Andrade Carbone