GRUPO DE PESQUISA – INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE HENRI BERGSON

GRUPO DE TRABALHO: Ensaio sobre os dados imediatos da consciência

Orientadores:

Dr. Paulo Roberto Pedrozo Rocha – pr.rocha@faculdademessianica.edu.br

Me. Deborah Vogelsanger Guimarães – deborah.guimaraes@faculdademessianica.edu.br

Em continuidade ao grupo de estudos em que foi feita a leitura de “Matéria e Memória” de Henri-Louis Bergson em 2012 e 2013, em 2017 leremos e discutiremos o título Ensaio sobre os dados imediatos da consciência.

A leitura será feita com comentários, em grupo e com acompanhamento da obra na língua original, o francês, configurando-se o quanto possível em uma leitura exegética no sentido mais amplo do termo.

Agenda: Fevereiro – 14, 21

               Março – 07, 21

               Abril – 04, 18

               Maio – 02, 16, 30

              Junho – 13, 27

Acompanhamento:

Relatório breve de reunião a partir de pauta prévia.

Compartilhamento de documentos e agendas em:

Participantes atuais: Aguida Barbosa e Patrícia Leme

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

LINHA DE PESQUISA – TEOLOGIA E FILOSOFIA

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA – PENSAMENTO TILLICHIANO E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONTEMPORANEIDADE

Membros do núcleo de estudos e de pesquisa

Pesquisadores e colaboradores

Profa. Me. Deborah Vogelsanger Guimarães (orientadora – UFJF e Faculdade Messiânica)

Prof. Dr. Paulo Roberto Pedrozo Rocha (orientador – Faculdade Messiânica)

TÍTULO DO PROJETO – Diálogo com o pensamento de Paul Tillich

OBJETIVOS – Esse projeto visa:

  1. Analisar através das obras de Paul Tillich a relação da teologia com as ciências do contemporâneo e sua pertinência no debate entre filosofia da religião e teologia
  2. Publicar o resultado das pesquisas realizadas.
  3. Participar da Associação Paul Tillich do Brasil

EMENTA: Estudar o pensamento de Paul Tillich através da leitura de textos fonte e de seus comentadores visando proporcionar uma compreensão crítica e contemporânea das contribuições trazidas à teologia pela escola teológica por ele representada.

METODOLOGIA – Leitura e discussão das obras de Tillich com apresentação de seminários de pesquisa e andamento de estudos. Pesquisa bibliográfica complementar com comentários. Há ainda a apresentação do desenvolvimento dos trabalhos em congressos e seminários promovidos pela Associação Paul Tillich do Brasil entre outras.

Dinâmica dos trabalhos

  1. Participação em encontros quinzenais de leitura e discussão de título escolhido para o período de acordo com o plano de trabalho feito pela orientação de projeto;
  2. Quando necessário ou interessante para o desenvolvimento da pesquisa será feito um seminário ou palestra de pesquisador visitante, por videoconferência ou presencialmente.
  3. Organizar, em algumas reuniões de leitura, a participação em grupo ou individual em congressos seguindo o calendário de apresentação de trabalhos das associações nacionais de pesquisa em Teologia, Filosofia da religião ou Ciência da Religião (ANPOF, ANPTECRE, SOTER, ABFR, ABEJ, etc)

CRONOGRAMA

1º semestre  Fevereiro

X

Março

X

Abril

X

Maio

X

Junho

X

2º semestre  Julho

Férias

Agosto

X

Setembro

X

Outubro

X

Novembro

X

*As agendas de trabalho seguem os planos de trabalho semestrais

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

TILLICH, Paul. Theology of culture. Edited by Robert C. Kimball. Oxford University Press. 1959.

____________. On the Idea of a Theology of Culture. In TILLICH, Paul. What is Religion? Ed. James Luther Adams. New York: Harper & Row, 1969.

___________. Teologia da Cultura. Apresentação de Jorge Pinheiro. Tradução de Jaci Maraschin. SP: Fonte Editorial, 2009.

BIBLIOGRAFIA DE APOIO

MUELLER, Enio R.; BEIMS, Robert W. (orgs). Fronteiras e interfaces – O pensamento de Paul Tillich em perspectiva interdisciplinar. São Leopoldo: Sinodal, 2005.

Revista Estudos de Religião (REVER) – UMESP. Número 10. Paul Tillich: trinta anos depois. Uma introdução à Teologia Sistemática.

https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ER/index Acesso de 201.02.2017 (o número 10 não consta na versão eletrônica)

Correlatio – UMESP . https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/COR