Biblioteca

O sistema de biblioteca da Faculdade Messiânica, denominado Gnuteca, está disponível na seção biblioteca localizado no site da faculdade. O Gnuteca é um sistema completo para consulta, reserva e renovações de obras do acervo e toda administração de uma Biblioteca e pode ser acessado de qualquer computador conectado à internet.

O acervo da biblioteca está organizado por área de conhecimento e assunto de acordo com a Classificação Decimal de Dewey – CDD. Para que seja realizada pesquisa no acervo é necessário que se tenha alguma referência daquilo que deseja ser pesquisado, tais como: título, autor, edição etc.

 

Para acessar o Gnuteca, clique no link na página da Faculdade, como mostrado na imagem abaixo.

 

 

 

 

Realizando pesquisa no Gnuteca

Você pode realizar para recuperar os títulos que contenham os termos digitados, ignorando acentuações. É possível, ainda, especificar qual campo deve ser pesquisado ou buscar em “Todos os Campos” que contenham tais termos.

Importante: na busca por autor, deve-se colocar no formato “sobrenome, nome”, ou seja, para buscar materiais de Santo Agostinho, deve-se digitar “Agostinho, Santo”.

 

 

Supondo que você deseje pesquisar por: “Filosofia” em título, no tipo de material “livro”, o sistema retornará todas as ocorrências cujo “título” dos materiais do tipo “livro” contenha a palavra-chave “filosofia”. O resultado desta pesquisa é apresentado na imagem abaixo.

Você também pode realizar uma busca mais exata, evitando que se precise passar por várias páginas para encontrar o material desejado. Para isso, basta digitar um termo de consulta e selecionar o operador. O termo será pesquisado em todos os campos (assunto, autor, título, etc.).

Exemplo: ao realizar a busca por “filosofia”. Serão listadas várias obras com esse termo. Mas, caso deseje apenas as que sejam do autor “Nunes”, digita-se esse termo e seleciona-se o operador “E”. Na próxima tela serão listados apenas os materiais do autor com o termo “Nunes”. A próxima imagem demostra o resultado da pesquisa com as condições citadas anteriormente.

 

 

 

 

Acessando área restrita do Gnuteca

 

O Gnuteca possui uma área restrita para alunos e professores que oferece serviços como reserva, renovações online consulta de histórico de renovações, empréstimos, penalidades e multas.

Para ter acesso à área restrita você precisa utilizar seu usuário e senha (o mesmo para acessar o Portal de serviços e plataforma Moodle) na área em destaque da imagem abaixo.

 

 

 

Os serviços estão disponíveis no menu lateral esquerdo, como apresentado na imagem abaixo.

 

 

 

Renovação de materiais

O Gnuteca permite que materiais sejam renovados de duas maneiras:

  • Individualmente: para renovar um único material, deve-se clicar sobre a palavra “Renovar” da coluna Ação.
  • Em grupo: para renovar mais de um material de uma só vez, deve-se selecionar a caixa da coluna Ação para cada material e, após ter selecionado todos os desejados, clicar no botão “Renovar Selecionados”.

Será exibida, então, uma mensagem informando sobre o sucesso ou não da operação. A coluna “Renovações Permitidas na Web” exibe a quantidade de renovações do material que ainda podem ser feitas pela Internet. Cada tipo de material possui um limite definido de renovações web. Após o fim do limite de renovação pela Internet, o material só poderá ser renovado no balcão da biblioteca.

Nota: depois de renovado o empréstimo do material, é gerado um código para cada renovação. Esse código serve como comprovante de renovação e deve ser guardado para o caso de ocorrer algum equívoco ou problema técnico.

Lista de reservas

Caso tenha solicitado a reserva de alguma obra, serão exibidos os dados, a posição na fila de espera e data de reserva. Você também tem a opção de cancelar as reservas, marcar o título como favorito e visualizar demais informações das obras solicitadas. Veja a imagem abaixo.

 

 

Quando a obra reservada é entregue na biblioteca, o status da reserva passa a ser “Solicitada” e o prazo máximo para requisição desta obra é definido. Caso a obra não seja retirada no prazo máximo, a mesma será entregue para o próximo da fila.

Materiais congelados

Permite que você possa visualizar os materiais congelados, ou seja, os exemplares que não podem ser emprestados, pois ficam à disposição somente para leitura interna.

Sugestão de Material

Você pode sugerir e ver o andamento de suas sugestões de compras de materiais por meio deste menu.

Lista de materiais favoritos

Com a lista de materiais favoritos, é possível, por exemplo, fazer um planejamento de leituras, evitando que obras consideradas interessantes por você sejam esquecidas. A lista tem, ainda, a função de agilizar a consulta a obras de uso corriqueiro, uma vez que indica os números de chamada e o número da Tabela Pha, não sendo necessário, portanto, que se faça uma nova pesquisa a cada vez que se queira tais obras.

Para escolher os materiais preferidos, basta clicar no ícone favorito ( ).

Áreas de interesse

Você pode selecionar as áreas de seu interesse e receber notificações sobre novas aquisições.

Configurações pessoais

Esta área armazena as suas preferências, como optar por receber e-mail avisando sobre a devolução de material emprestado, aviso de reserva disponível, aviso de material atrasado, entre outras.

Dados pessoais

Permite que você possa visualizar seus dados de contato.

Histórico de Empréstimos

O Histórico de Empréstimos é um relatório contendo a lista de materiais retirados em um determinado período. São apresentados, além dos dados do material, informações como data de empréstimo e de devolução e histórico de renovações.

Histórico de penalidades e multas

Você pode visualizar todas as penalidades e/ou multas recebidas. É possível filtrar períodos por data e verificar seu status.

Histórico de Reservas

O Histórico de Reservas é um relatório contendo a lista de materiais reservados em um determinado período. A coluna “estado” mostra a situação da reserva: solicitada, atendida, comunicada, confirmada, vencida e cancelada.