Profissionais da área de humanas: historiadores, educadores, cientistas da religião, teólogos, religiosos em geral, ministros, reverendos, capelães, agentes pastorais, pastores, e demais interessados nas áreas de História, Religião e Ciências da Religião.

Objetivos

O curso de Pós-graduação em Ciências da Religião da Instituição de Ensino Superior segue o objetivo expresso no sistema educacional brasileiro de Educação Continuada. Nesse sentido, os estudos das religiões estão no campo amplo da Teologia, História, Ciências da Religião e das Ciências Sociais. Há grande interesse por esta área inter e transdisciplinar agrega a leitura transversal das sociedades e o entendimento do tempo atual, constituído em alto valor acadêmico, informativo e formativo.

A Pós-graduação lato sensu em Ciências da Religião se propõe a fornecer os elementos teóricos para a análise do campo religioso brasileiro na contemporaneidade.
Para isso, serão discutidas as ideias de filósofos e teóricos da religião, a relação entre história, psicologia, sociologia e as ciências da religião, bem como as relações entre religião e política e religião e gênero. Temas atuais no cenário brasileiro e latino-americano partir dos conceitos próprios das Ciências da Religião.

Ênfase

O curso de Ciências da Religião busca proporcionar um contexto adequado para uma investigação acerca do fenômeno religioso, em geral, e da natureza das asserções relativas à crença religiosa, bem como preparar o aluno para a ministração docente na área.

Duração:
18 meses

Total de vagas:
50 vagas

Título Conferido:
Especialista em ‘Ciências da Religião’

Tipo do curso:
Especialização

Modalidade de ensino:
Presencial

Local do curso :

  • Campus da Faculdade Messiânica –  R: Humberto I, 612, Vila Mariana – São Paulo/SP

Telefone: (11) 5087-5134

Encontros quinzenais:
Sexta-feiras das 19h às 22h e Sábados das 08h às 17h.
Carga Horária: 400 horas
Investimento: 18 parcelas de R$ 420,00

1. Ciências da Religião – Teoria e Metodologia
Introdução ao estudo histórico das Ciências da religião. A Escrita e produção, limites e Abrangências. Escolas teórico-metodológicas em Ciências da Religião.

2. História das Religiões
Introdução à história das religiões no Brasil. Religiões pré-coloniais, religiões Afro, Judaísmo, Cristianismos, Espiritismo kardecista e Islamismo.

3. Sociologia da Religião
Introdução à perspectiva sociológica de abordagem do fenômeno religioso. A religião na constituição das teorias sociais e dos fundamentos da sociologia a partir da visão dos clássicos e dos atuais pesquisadores.

4. Antropologia da Religião
Introdução à perspectiva antropológica do fenômeno religioso. A religião na constituição das teorias antropológicas e dos fundamentos da antropologia da religião a partir da visão dos clássicos e dos atuais pesquisadores.

5. Política e Religião
Analisar os diferentes modos de compreensão e concepção das relações entre religião e política promovida por diferentes pensadores. A laicidade e a política partidária no Brasil.

6. Metodologia da Pesquisa (em EaD)
Introdução à metodologia científica. Comunicação científica. Tipos: fichamento, resumo, resenha, monografia, comunicação científica. Elaboração dos trabalhos acadêmicos nas normas da ABNT.

7. Gênero e Religião
As sexualidades e as questões de gênero e religião. História, Políticas Públicas e as Questões de Gênero e Sexualidade.

8. Metodologia do Ensino superior aplicado ao ensino de Religião
Planejamento das possibilidades didáticas de organização de planos de ensino; Avaliação do processo ensino aprendizagem aplicados ao ensino da religião: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos e Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente.

9. Seminário de Orientação de TCC
Preparar o projeto de TCC segundo normas preconizadas no Regimento institucional. Organizar as leituras de acordo com o tema e objeto de estudo eleitos pelo aluno, refinando o tema e objeto de estudo habilitando o aluno para a escolha do seu orientador de TCC

O curso é ministrado 100% por doutores e mestres de instituições do ensino superior, do setor público e privado de áreas vinculadas à Teologia, História, Ciências da Religião, Educação e Cultura.

O curso se estrutura a partir de uma abordagem metodológica interdisciplinar com base na experiência sócio-religiosa em no diálogo pluri e inter-religioso.

  • Diploma de conclusão de curso superior (original e cópia frente/verso);
  • Histórico escolar do respectivo curso (original e cópia frente/verso);
  • Carteira de identidade e CPF (original e cópia);
  • Comprovante de residência com CEP (cópia);
  • Certidão de Nascimento / Casamento
  • Foto 3 x 4 (recente).